quarta-feira, 6 de abril de 2016

Mantém-te Super, vence a diabetes!


A Diabetes é uma doença crónica que surge ou quando o pâncreas não produz insulina suficiente ou quando o organismo não consegue utilizar, de forma eficiente, a insulina que produz. A insulina é uma hormona que regula os níveis de açúcar no sangue, assegurando ao nosso organismo os níveis de energia de que precisamos para viver. Se o açúcar não consegue ser utilizado pelas células para ser transformado em energia, ele acumula-se no sangue atingindo valores nefastos para o organismo.

Há duas formas essenciais de Diabetes. A Diabetes Mellitus Tipo I (DM I) e a Diabetes Mellitus Tipo II (DM II). As pessoas que apresentam DM I não conseguem produzir insulina em quantidade suficiente, pelo que necessitam de receber injecções de insulina para sobreviver.

As pessoas que manifestam a DM II, a forma de diabetes mais frequente, que atinge cerca de 90% dos diabéticos, na maior parte dos casos, conseguem produzir insulina, mas não em quantidade suficiente para as suas necessidades corporais. A maioria dos diabéticos tipo II tem excesso de peso e é sedentário, duas condições que aumentam a necessidade corporal de insulina.

Com o passar do tempo, manter os níveis de açúcar no sangue (glicémia) acima do desejável pode danificar e comprometer seriamente a maior parte dos sistemas no corpo humano causando enfarte do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), danos ao sistema nervoso, falência renal, cegueira, impotência sexual e infeções conducentes a amputações.

Para evitar o aparecimento da Diabetes é essencial comer de forma equilibrada, praticar atividade física regularmente e manter um peso corporal saudável.

Estes são os conselhos da OMS para prevenção/controle da DM
 Trava o aumento
Cada vez mais pessoas têm vindo a sofrer de Diabetes Mellitus no mundo. O aumento desta doença deve-se, em muitos casos, ao aumento dos níveis de obesidade e de inatividade física/sedentarismo, nomeadamente entre as crianças.
 Come de forma saudável
Uma alimentação saudável, rica em fruta e vegetais e restrita em açúcar e gorduras saturadas pode ajudar a prevenir e a controlar a Diabetes.

 
 
 
 
 
 
 
Sê ativo
Ser fisicamente ativo, praticando pelo menos 30 minutos de atividade física regular de intensidade moderada, a maior parte dos dias da semana, pode ajudar as prevenir a DM Tipo II e as suas complicações bem como ajudar as pessoas diabéticas a controlar melhor a sua doença.  

 
 
 
 
 
 
Se em dúvida, avalia
Os sintomas de Diabetes incluem sede, fome, perda de peso, fadiga e visão turva. No entanto, muitas pessoas sofrem de DM sem apresentarem estes sintomas. Se em dúvida, a pessoa deve consultar-se com um profissional de saúde para melhor encaminhamento.
 
 
 
 
 

 
Segue os conselhos dos Profissionais de Saúde
Existem vários tipos de tratamentos para gerir a DM e controlar os níveis de glicémia, nomeadamente através da adopção de bons hábitos como comer de forma equilibrada, ser fisicamente ativo, seguir a terapêutica prescrita, controlar a pressão arterial, evitar o consumo de tabaco. As pessoas diabéticas podem viver bem se seguirem um plano de tratamentos elencado em conjunto com o seu profissional de saúde de referência.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Sessões de Suporte Básico de Vida

Durante o mês de Janeiro foram realizadas as sessões de Suporte Básico de Vida - Adulto a todas as turmas do 9º ano da Escola Básica Integrada de Capelas.

Estas sessões têm sido sempre bem acolhidas pelos alunos, sendo a opinião de quem participa de que  a temática, para além de atual é cada vez mais necessária, sendo esta uma "aula" muito diferente, útil e interessante.

Aqui ficam algumas imagens que registam o dinamismo das sessões.

Deixamos o nosso agradecimento, enquanto responsáveis pela promoção da saúde na escola, pelo entusiasmo, interesse, e feedback positivo que nos foi manifestado a cada momento formativo.

Muito obrigada e até breve!

A Enfermeiras Mónica Pereira e Raquel Dutra.











terça-feira, 17 de novembro de 2015

Dia Nacional do Não Fumador


A 17 de Novembro comemora-se o Dia Nacional do Não Fumador. Esta comemoração tem como objetivo sensibilizar a população para os fatores de risco associados ao consumo de tabaco e para as formas mais eficazes de deixar de fumar.
O consumo de tabaco é considerado pela Organização Mundial de Saúde como a principal causa de morte evitável no mundo ocidental. O tabaco está implicado em 6 das 8 principais causas de morte a nível mundial – doença cardíaca isquémica, doença cerebrovascular, doença pulmonar obstrutiva crónica, cancro do pulmão, infeções respiratórias baixas e tuberculose pulmonar. Muitas destas doenças são consideradas benignas, mas todas elas são altamente incapacitantes e podem encurtar significativamente o tempo de vida de um indivíduo.
Em Portugal 10% das mortes devem-se ao consumo de tabaco, destas 1/3 acontece por doença respiratória, e 20% por cancro (80% do pulmão).
Na imagem podem identificar-se as consequências do consumo de tabaco nos vários órgãos do corpo humano.

 
O cigarro contém aditivos, pesticidas e outros compostos orgânicos e metálicos, com efeitos cancerígenos, tóxicos e irritantes, tais como: acetona, aldeídos, metais pesados, aminas aromáticas, metano, amónia, e ainda o monóxido de carbono, a nicotina e o alcatrão.
Estas três são consideradas as componentes mais agressivas do cigarro. O alcatrão por ser cancerígeno, o monóxido de carbono por reduzir a capacidade do sangue transportar oxigénio e a nicotina, que é a responsável pela dependência que o tabaco origina, eleva a pressão arterial e o ritmo cardíaco, aumentando o trabalho do coração cuja capacidade já está enfraquecida pela diminuição de oxigénio.
 
 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

GAPS 2015/2016

O Gabinete de Apoio à Promoção da Saúde já está em funcionamento na tua escola.
Às Segundas-feiras, das 12h45 às 14h00, quinzenalmente, na Sala SSB, podes contar com as Enfermeiras Mónica Pereira ou Raquel Dutra para abordares questões relacionadas com a saúde.
Tira partido desta oportunidade, esclarece-te!
Estaremos disponíveis nos dias 9 e 23, este mês de Novembro.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Caixa de dúvidas

Boa tarde a todos!

Depois da Caixa de dúvidas ter circulado pela escola, conseguimos recolher um total de 791 questões, verificando-se uma forte prevalência de questões associadas ao "Desenvolvimento Pubertário" (15,8%), da "Sexualidade" (14,03%) seguidas da "Alimentação" (11%).
Em relação às questões recolhidas, e uma vez que as agrupamos por temáticas, identificadas por turmas, decidimos dar resposta e intervir nas questões que foram colocadas com maior frequência. que acabaram por corresponder a dúvidas lançadas, essencialmente, nas turmas 5º7, 6º2, 6º4 e 7º4.
Portanto, nestas turmas iremos fazer sessões específicas para dar resposta às dúvidas apresentadas.
Como forma de conseguirmos satisfazer as restantes dúvidas, vamos publicar artigos esporadicamente neste blog sobre os vários assuntos que foram apresentados.
Continuem a visitar o blog, para verem as vossas dúvidas respondidas.

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Benefícios do Riso


O riso é uma expressão universal da espécie humana, está presente em muitas das nossas conversas, e em 80% das vezes é independentemente do humor.
Não rimos apenas quando estamos alegres. O sorriso para além de nos deixar felizes e de permitir exteriorizar as nossas melhores emoções, é muito mais que um simples gesto de simpatia.
Não aprendemos a rir. O riso, nasce connosco. É algo inato e das primeiras experiências de vida. Quando rimos, movimentamos 12 músculos. Ao dar gargalhadas movimentamos 24 músculos. Ao conversamos se damos gargalhadas em simultâneo, movimentamos 84 músculos. Sendo o abdómen o músculo mais usado durante as gargalhadas.
Desde sempre ouvimos dizer que rir é o melhor remédio, estudos recentes mostram isso mesmo.
Existem inúmeros benefícios do riso. Benefícios não apenas psicológicos, mas também para a saúde em geral:


Rir aumenta a tolerância à dor
Estudos indicam que rir aumenta em 10% a nossa tolerância devida a libertação de endorfinas. Analgésicas, semelhantes à morfina, mas mais eficazes.

Diminui o stress
Quando estamos ansiosos, o riso diminui o stress. Esta hormona gera euforia, atenuando o mal estar físico e stress psicológico. Sendo que o riso é considerado uma resposta biológica ao perigo.

Beneficia o coração
Quando rimos o fluxo de sangue aumenta até 22%, diminuindo o risco de prevalência de doenças cardiovasculares.

Contagia e atrai as pessoas
Ao rirmos, contagiamos as pessoas que estão à nossa volta. Estudos indicam que as pessoas que riem mais, fazem amigos com mais facilidade.

Melhora o sistema imunitário
Estudos indicam que o riso não só melhora o sistema imunitário, como ao mesmo tempo favorece a produção de anticorpos, diminuindo o risco de doenças e tumores.

Beneficia órgãos vitais
Estudos indicam que a terapia do riso altera para melhor a capacidade pulmonar, digestiva e músculo-esquelética. Rir cem vezes equivale a quinze minutos de bicicleta.

Melhora a auto-estima
Ao rir, sentimo-nos melhor connosco próprios, o que nos proporciona melhor qualidade de vida.

Diminui o risco de doenças mentais
O riso é um considerado um fator de prevenção em doenças mentais como a depressão. Este fato verifica-se essencialmente em idosos.

Melhora a qualidade de sono
Ao rirmos, melhoramos a qualidade de sono e diminuímos as insónias. As pessoas que riem mais, dormem melhor.

Melhora a criatividade
Rir, especificamente a capacidade de rir de si próprio, é considerado por muitos investigadores essencial ao processo de criatividade e imaginação.

O riso é então essencial ao ser humano, não apenas para o seu bem-estar físico e psicológico, sendo também benéfico ao nível social. Na medida em que ao rirmos, contagiamos os outros, fazemos mais amigos, estabelecemos relações mais fortes e douradoras.

Se rir nos traz todos estes benefícios, o melhor remédio é mesmo rir!

Texto adaptado de: http://www.psicologiafree.com/curiosidades/10-beneficios-do-riso/

segunda-feira, 22 de abril de 2013

7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

Porque estamos em mês de comemoração do Dia Mundial da Saúde, que se celebrou a 7 de Abril, apresentamos algumas informações dedicadas ao tema firmado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o eleito para o ano 2013: a Hipertensão Arterial.
Uma vez que, atualmente, a hipertensão arterial é a doença crónica que apresenta maior prevalência no mundo, e embora ela predomine na idade adulta, verifica-se que devido às alterações de hábitos alimentares e de atividade física, cada vez mais se torna importante a sua prevenção desde a infância.

O que é a Tensão arterial?

Mais corretamente denominada por Pressão Arterial, a Tensão Arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias ao ser bombeado pelo coração.
A Pressão arterial é medida em unidades de pressão específicas, designadamente, em milímetros de Mercúrio (mmHg) e pode ser avaliada por aparelhos próprios para o efeito: os esfignomanómetros ou equipamentos eletrónicos de pulso ou de antebraço.




Então o que é a Hipertensão Arterial?

Diz-se que um indivíduo sofre de Hipertensão Arterial quando, ao avaliar a sua Pressão Arterial, esta apresenta repetidamente, valores acima dos níveis considerados normais de Pressão Arterial. Num adulto o valor de tensão Arterial não deverá exceder os 130/80 mmHg.
A avaliação do valor de Pressão Arterial normal para uma criança/adolescente deve ser determinada em função do seu percentil de Peso e Altura.

Pressão arterial na infância como fator de risco de hipertensão no adulto:

Estudos epidemiológicos de hipertensão arterial na infância têm fornecido indícios consistentes de que a hipertensão arterial sistêmica do adulto começa na infância. De fato, vários fundamentos científicos têm vindo a comprovar que a criança com níveis de pressão arterial mais elevados tende a evoluir ao longo da vida, mantendo uma pressão arterial mais elevada que as outras crianças
apresentando maior probabilidade de se tornar um adulto hipertenso.                                   

SALGADO, Cláudia et. al. Jornal de Pediatria - Vol.79, Supl.1, 2003


Como prevenir a Hipertensão Arterial?

De forma a prevenir a Hipertensão arterial, é importante:

- Evitar o consumo excessivo de sal;

- Evitar consumo de gorduras e alimentos fritos;

- Preferir alimentos frescos a enlatados;

- Manter um peso saudável;

- Praticar Exercício Físico;

- Não fumar;

- Não ingerir bebidas alcoólicas.